Esses são itens básicos da despesa de um escritório. Sem falar no estresse, na perda de tempo no trânsito infernal e nos inúmeros telefonemas para resolver pepinos domésticos.
Mas existe uma outra opção para todo esse desgaste: levar a rotina profissional para dentro de casa.
O home office ou escritório em casa é uma tendência mundial que passa a ser cada vez mais adotada no Brasil. Com a elevação dos preços dos imóveis e aluguéis nos grandes centros urbanos e o caos no trânsito em nossas cidades, cada vez mais brasileiros optam por montar um escritório em seu próprio apartamento ou casa, reduzindo custos, ganhando tempo de transporte e qualidade de vida.
Livrar-se de gastos, economizar tempo e agilizar o andamento da casa são as principais vantagens dessa escolha. Se você está cogitando a idéia, comece seguindo estas dez regras básicas para se ter escritório em casa:
1. Respeite o relógio
Tenha um horário definido para começar e parar suas atividades, como se você estivesse mesmo no escritório. Da mesma forma que a casa não pode invadir o trabalho, a profissão não pode roubar sua saúde, física e mental.
2. Mantenha a disciplina
Atenção para não se dispersar. Não dá para ir à cozinha fazer um café no meio do dia ou visitar a geladeira a cada meia hora. E se você decidir trabalhar no sábado de manha para fazer compras na sexta à tarde, cumpra sua promessa. lembra-se que ter um escritório em casa é um desafio à disciplina.
3. Defina seu espaço de trabalho
Uma edícula da cada ou um cômodo do apartamento deve virar seu quartel-general. E não divida espaço com as ferramentas ou com os brinquedos das crianças. Também não deixe o relatório em cima da c^moda do quarto. Se sumir a culpa é toda sua.
4. Otimize o telefone
Ter um celular ajudar muito. Ele funciona como uma segunda linha telefônica. Outro ponto de apoio é a secretária eletrônica, fundamental para atender às chamadas no final de semana ou depois do expediente. Além disso, as empresas de telefonia de alguns Estados oferecem outros recursos para preservar sua privacidade. A de São Paulo, por exemplo, tem o Detecta, um aparelho que denuncia de que número vem cada chamada. Isso ajuda a selecionar o que deve ser atendido e o que deve ir para a secretária eletrônica.
5. Abuse da tecnologia
Com as novas linhas digitais dá para navegar na internet e falar ao telefone simultaneamente. Confira se na sua cidade já existem linhas do tipo ADSL - sigla em inglês para linha digital assimétrica - ou RDSI, Rede Digital de Serviços Integrados.
Outra saída para quem quer se manter conectado em seu escritório em casa é utilizar os novos serviços das TVs a cabo para plugar o micro na rede. Nesse caso, proteja o computador.
Ele vai ficar mais vulnerável ao ataque de piratas.
6. Invista num micro valente
O computador deve ser compatível com o trabalho em seu home office. Se você já tem um no escritório, é ele que vai ser seu companheiro em casa também. Casa vá adquirir um para começar, evite modismo e converse com um técnico sobre a máquina e os programas que atendem melhor você.
7. Cuide da infra-estrutura
Na hora de adquirir acessórios, equipe bem a sua casa. Não se engane, por exemplo, com um fax no micro. Ele funciona bem para receber documentos e não para enviar originais.
8. Abandone a informalidade doméstica
Nada de trabalhar de pijama, sentar-se em qualquer lugar ou improvisar mobílias. Mesa, cadeira, arquivos e estantes devem equipar o ambiente. Estude, inclusive, a altura adequada dos móveis para que tudo seja confortável e não traga problemas de saúde no futuro.
9. Ensine o pessoal a anotar recados
É bom preparar quem está em casa para atender ao telefone. Explique direitinho como seus clientes devem ser tratados e, principalmente, como anotar os recados. Tenha um bloco de papel e uma caneta fixos para isso. Caso você more num prédio, avise porteiro e zelador sobre como proceder com material entregue na portaria.
10. Explique sua rotina para seus filhos
Tudo bem que você está ali para qualquer eventualidade, mas é bom que as crianças saibam qual é seu tempo de trabalho. Se puder, conte com a flexibilidade de horário de escolinhas. Não é porque você esta´em casa que sua rotina de trabalho deve mudar.
Construtora Sousa construtorasousa2012@gmail.com Twitter @construtorasous Facebook.com/sousaconstrutora |
Nenhum comentário:
Postar um comentário