sábado, 1 de junho de 2013

Iluminaçao natural eficiente!

Trabalhamos atualmente dentro de prédios fechados, muitas vezes sem a visão do exterior. Esse enclausuramento tem feito com que novas doenças e sintomas apareçam nos ocupantes desses ambientes.

Estudos recentes mostram os efeitos que a falta de luz natural faz ao nosso corpo e uma nova doença tem sido estudada a Síndrome dos Prédios Selados (Sealed Building Syndrome).
 
Pare um pouco e pense: no local onde você trabalha é possível ver o lado de fora?
Existe alguma luminosidade vinda do sol?
Ou você fica sob luz artificial o dia inteiro?
Não interagir com o lado externo, proporciona uma redução dos estímulos necessários para que o nosso relógio biológico funcione naturalmente.

Estudos comprovam que o ser humano reage aos estímulos naturais e resultando na sensação de bem-estar. A luz do dia é a fonte que mais nos afeta e que regula todo o sistema, o apetite, sono e outras funções básicas. Já foi comprovado, que o uso de iluminação natural em ambientes de trabalho melhoram em até 40% os resultados dos seus ocupantes. Porém, pelo Brasil ser um país tropical e a incidência solar ser muito forte, esse tipo de iluminação ainda não é muito utilizada.

Pela falta de bons materiais e até pela falta de informação, esse campo não é explorado. O uso da iluminação natural esbarra no problema direto da transmissão de calor para o interior dos edifícios, e por consequência, o desconforto térmico. A falta de ventilação adequada ou em outros casos, de um sistema de ar refrigerado bem planejado, faz com que esse desconforto alcance níveis alarmantes.

Umas das saídas encontradas por arquitetos e engenheiros, para contornar essa situação, está sendo a utilização das chamadas LENTES PRISMÁTICAS. Elas conseguem,de maneira impressionante distribuir a luz natural, de forma mais eficiente do que os materiais hoje existentes, como o vidro ou policarbonato, mas sem o ganho de calor excessivo.

Ao receber raios solares, o painel de lentes prismáticas, consegue fragmentar esses raios, transformando-os em raios menores, distribuindo-os em várias direções, sendo que ao mesmo tempo, devolve cerca de 75% dos raios infravermelhos para a atmosfera. Ou seja, os raios que transmitam o calor para o interior da construção são refletidos.

Podendo ser usados em diferentes escalas, desde residencial, comercial ou industrial, esses painéis tem vários benefícios, como a transmissão da luz solar mais eficiente, com conforto térmico, integração com o sistema elétrico, melhoria dos resultados do ar refrigerado e possibilidade de desligamento da iluminação elétrica por até 12 horas durante o horário de verão.

Se pensando desde o começo, o projeto luminotécnico, deve abranger o conforto visual e térmico do trabalhador, diminuindo gastos e melhorando as condições de trabalho e a performance de todos. Cabe aos projetistas procurarem essas novas tecnologias, sabendo que a iluminação natural é extremamente viável.

Construtora Sousa
construtorasousa2012@gmail.com
Twitter @construtorasous
Facebook.com/sousaconstrutora

Nenhum comentário:

Postar um comentário